Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

02/04/2014

FAFE CIDADE DAS ARTES promove I ENCONTRO PEDAGÓGICO DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

Muito se fala da necessidade de formação de novos púbicos e de se criarem renovados incentivos que possam estimular nos mais jovens o gosto pela arte e consequentemente despertar interesses culturais, que contribuam nas transformações sociais. 







Se é na escola onde essa formação principia, que ferramenta possui o educador, o professor, para transmitir, experimentar, semear e recolher bons frutos que indiquem que a sua tarefa foi cumprida e alcançou os objectivos? 

Ensinar a ler e escrever, independentemente da metodologia aplicada, os resultados serão sempre visíveis, permitem uma avaliação lógica. Mas quando se trata de implantar sensibilidades, criatividade, gosto pela arte e o desenvolvimento dos sentidos críticos e estéticos, que possam elevar os valores humanos e culturais, qual será o método? Como avaliar os resultados? Quais são as bases que podem conduzir para a verdadeira formação desses novos públicos? O que é arte e o que é entretenimento? Linhas invisíveis e muito ténues separam essas águas e as suas escolhas podem ser determinantes.


Diante dessa necessidade, de encontrar respostas e esclarecimentos que se transformem em ferramentas ou reflexões pedagógicas, metodologias que possam contribuir e auxiliar nas tarefas do educador ou professor, FAFE CIDADE DAS ARTES promove o I ENCONTRO PEDAGÓGICO DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE nos dias 17 e 18 de abril. (Informações e inscrições no site http://ww.cffh.pt/?m=planos­­_formação(CFFH), para educadores e professores e www.facebook/fafecidadedasartes, para outros interessados.
Trata-se da continuidade de um programa implantado no ano de 2013, AH!VIVARTE, que tem como principal objetivo transformar o Teatro Cinema de Fafe num espaço privilegiado para acolher o Teatro para Infância e Juventude em Portugal privilegiando a região Norte. Este I Encontro Pedagógico pretende oferecer a oportunidade a todos que de forma direta ou indireta, são fundamentais na formação cultural e artística dos novos públicos. Este Encontro não propõe, apenas a reflexão mas também a prática. O exercício fundamental dos elementos criativos e artísticos que possibilitem o encontro com novas metodologias. 
Para esta ação, FAFE CIDADE DAS ARTES convidou alguns especialistas cujo trabalho, obra e experiência são referências para todos aqueles que trabalham nas escolas e no ensino em geral, procurando implantar o gosto pela cultura e principalmente para aqueles que utilizam a arte como ferramenta de ensino.
Entre os participantes convidados, destacamos Aglaé D’Avila Fontes, uma das mais importantes pesquisadoras do Teatro na Educação do Brasil. Durante anos foi secretária de educação e cultura do Estado de Sergipe, diretora da TV Cultura e é vice-presidente da Fundação de Cultura de Aracajú. Reconhecida pelos seus trabalhos de pesquisa e recolha do património imaterial da cultura popular brasileira, desenvolveu diferentes metodologias de trabalhos criativos na área da Arte e Educação e é defensora de uma educação com cultura, arte e identidade tendo publicados diversos trabalhos sobre a pedagogia do teatro na escola. 
Da Espanha, para este I ENCONTRO, vem o professor José Cañas, especialista em Expressão Dramática Infantil e Juvenil. É diretor do coletivo de Teatro Gianni Rodari. Tem desenvolvido trabalhos e conferências sobre estes temas em toda Espanha assim como em Nova York, México, Lisboa e Santiago do Chile. É autor de mais de 40 livros publicados sobre o Teatro e a Escola e é coordenador da série sobre teatro da Editorial Everest na Espanha. 
De Portugal o I Encontro recebe a Oficina de Objetos Poéticos que será implantada pelo especialista e bonequeiro José Ramalho, (ex-diretor das Marionetas de Lisboa) e ataul diretor da Art-Figura Teatro. 
Ainda neste I Encontro, haverá troca de experiências e exposições de projetos inovadores como o da Associação galega PONTE NAS ONDAS, que desenvolve um projecto inédito, interligando crianças de escolas portuguesas com escolas da Galiza através de programas de rádio criados e comandados pelos alunos participantes. Um projeto de aproximação cultural que procura fortalecer as particularidades das identidades.
Representando as Escolas de Formação Teatral, estará o diretor e ator António Capelo, coordenador da Academia Contemporânea do Espetáculo do Porto.
Sónia Fernandes é Licenciada em Animação Socioeducativa. Possui ainda mestrado em Ciências da Educação e Leitura pela Universidade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa. Estará em Fafe, para falar da sua experiência e para passar conhecimentos aos participantes no I Encontro Pedagógico do Teatro para Infância e Juventude.
Completa o programa do encontro duas apresentações teatrais que foram criadas especificamente para a formação de novos públicos.
Como se pode deduzir, neste I ENCONTRO PEDAGÓGICO DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, a organização pretende oferecer uma plataforma que possa abranger diferentes necessidades, complementar informações, provocar novos desafios e alimentar com renovados recursos as forças daqueles que se interessam fazer da escola o laboratório de uma sociedade mais humana, justa e livre.
FAFE CIDADE DAS ARTES assume que o seu maior compromisso é sem dúvida contribuir para que se promova a renovação cultural do território, o fortalecimento da cultura local, criar espaços para que a arte possa dialogar com o espectador. O Teatro Cinema de Fafe, pelas suas especiais características e pelas programações promovidas no AH!VIVARTE, será o espaço referencial para o desenvolvimento de programas e encontros que facilitem a formação de todos esses novos públicos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA