Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

03/04/2014

CHEGA A FAFE MERAN VARGENS DA ESCOLA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (Brasil)

Na próxima semana, a partir do dia 6, FAFE CIDADE DAS ARTES, recebe a Atriz e diretora de teatro, MERAN VARGENS, que permanecerá em Fafe em regime de Residência Artística até, ao mês de Junho.







MERAN VARGENS, Pós doutora pelo Instituto de Artes da UNICAMP, é ainda Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e Mestre em Teatro pela Goldsmiths College Univerty of London, é atriz, diretora, coreógrafa e educadora. Professora da Escola de Teatro da UFBA nas disciplinas de voz, improvisação e interpretação desde 1991.

Interessada numa parceria com FAFE CIDADE DAS ARTES, a diretora propôs realizar uma Residência Artística onde pretende desenvolver uma pesquisa que envolve o Teatro e a Comunidade. Assim, Meran Vargens, na sua permanência em Fafe, desenvolverá diversos trabalhos em contato direto com grupos e associações locais para intercâmbio de experiências artísticas.

Nestes 3 meses de Residência em Fafe Cidade das Artes, uma das propostas já concertadas será a criação de um espetáculo especial com as mulheres do Sarau da Memória de Antime, cuja estreia será anunciada para o mês de Junho. Ao mesmo tempo, a diretora realizará outros trabalhos de comunicação com a comunidade, desenvolverá oficinas especiais para jovens e prestará colaboração em outros trabalhos de grupos amadores.

Acompanham a diretora, a Companhia de TOCA DE TEATRO da Bahia, que traz na bagagem um espetáculo para exibir e o compromisso de realizar em Fafe uma nova montagem teatral, fruto de todas as experiências que aqui pretendem desenvolver. 

A importância destes intercâmbios de Residências Artísticas, promovidos pelo projecto Fafe Cidade das Artes, não se limita apenas às áreas do teatro. A participação efetiva e comprometida de pesquisadores de renome, faz com que a cultura local seja reconhecida e divulgada para além fronteiras, cria laços de aproximação com outros povos, promove a divulgação de Fafe e das suas gentes, da sua história e memória, de quem somos e daquilo que temos, despertando interesse de outras gentes e outros povos que, se de outra forma não for, passam a conhecer Fafe nos resultados que estes pesquisadores levam para apresentar aos seus públicos.

Os benefícios, para a cultura local destas Residências Artísticas aos poucos vão-se reconhecendo. Na partilha de diferentes saberes, de visões e referências culturais e artísticas, nas metodologias e conceitos, nas linhas estéticas das criações aqui experimentadas, nas novas linguagens resultantes de todo esse intercâmbio.

Nestas ações de intercâmbio, Fafe reafirma-se como espaço acolhedor para a criação de novas linguagens e experiências estéticas de um teatro que pretende renovar com o ator e o espectador.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA